Disponível online desde o início de março, a secção em língua ucraniana do REGIÃO DE LEIRIA tem tido um grande impacto e uma projeção que ultrapassa as barreiras do próprio país.
No novo separador “SOS Україна” as notícias do nosso jornal que dizem respeito à guerra na Ucrânia estão traduzidas para a língua materna deste país, de forma que todos os cidadãos ucranianos possam ter acesso à informação.
Poucos dias após o arranque da iniciativa, a Agência Lusa publicou uma notícia que deu conta do lançamento desta secção e foi reproduzida em vários órgãos de comunicação social.
Na ocasião, o diretor do REGIÃO DE LEIRIA, Francisco Rebelo dos Santos, anunciou que, além da secção em ucraniano, todas as informações publicadas na página de internet do jornal sobre a guerra passariam a ser de “acesso livre”, situação que se mantém.
Já esta quarta-feira, dia 16, a TSF fez eco, nos seus serviços informativos da manhã, da secção em ucraniano do nosso jornal, destacando a importância do trabalho de tradução realizado por três jovens voluntários, com ascendência ucraniana, que vivem em Portugal.
É no seu tempo livre que Denys Yaremko, Diana Naryzhenko e Halyna Zhuravel colaboram com o REGIÃO DE LEIRIA, permitindo a concretização desta aposta que responde à emergência que se vive na Ucrânia.
Todas as notícias traduzidas para a língua ucraniana foram previamente publicadas em português nas plataformas digitais.